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Atmoth: um mundo em construção – Parte 1

Atmoth é um mundo para fantasia medieval em construção. Nele estamos utilizando várias técnicas de World Building e ideias vindas dos mais variados mundos de fantasia. Este processo criativo será dividido em várias partes, cada uma dedicada a um aspecto da criação de mundos (world building). Acompanhe conosco, tire ideias, mande dúvidas e sugestões!

FASE 1 – Atmoth ganha forma

Nesta primeira fase, vamos criar as fundações de nosso mundo. Sua forma física, suas cadeias de motanhas, suas planícies e planaltos, florestas e rios, baías e ilhas. O mais importante é considerarmos que Atmoth não é um vasto continente de proporções épicas, mas um local que invariavelmente será o lar de povos inteiros, civilizações e raças de criaturas fantásticas, bem como feras e monstros (organizados ou não) e antros de magia sutil e poderosa.

Eis, abaixo, o que temos até agora. Um grande continente ao norte, com um imenso lago no centro. E uma ilha, menor, ao sul, separada do continente por outra ilha menor ainda, entre ambas as formações geológicas.

Montanhas e Cordilheiras

Um aspecto sempre interessante ao se pensar a criação de um mundo é considerar seu esqueleto, sua estrutura rochosa. É a partir desta estrutura de montanhas e cordilheiras que vários outros aspectos são definidos em qualquer ambiente. Por exemplo, o posicionamento das cadeias de montanhas pode interferir pesadamente no fluxo de ventos, o que implica em excesso ou falta de chuvas, umidade e – um dos principais elementos de qualquer mundo – os rios. Afinal, é ao redor dos rios e das áreas plantáveis em torno destes que muitos povos encontraram os meios para se instalarem de forma permanente.

No caso de nosso mundo, temos uma cadeia central de montanhas, possivelmente grada quando placas tectônicas de duas grandes porções continentais se encontraram. Desta cordilheira central brotam os mais poderosos rios de Atmoth, que correm em direção ao leste, dando vida às terras logo abaixo. Mais ao nordeste, está uma outra cadeia de montanhas, nos limites do mundo, localizadas em um grande planalto seco. Destas montanhas desce o mais longo e volumoso rio de Atmoth, que encontra tributários afluentes logo abaixo, antes de desembocar na mesma baía dos outros rios. A grande planície entre estes rios será o berço das mais longevas civilizações e – claro – das mais complexas relações entre povos.

Também é possível perceber que uma grande cadeia de colinas percorre todo o continente maior, de noroeste a sul, continuando, inclusive, além mar, na ilha sul.

No próximo post, daremos os nomes destes relevos e mais detalhes sobre suas formações. Mas, por enquanto, conheça, na imagem abaixo, o exoesqueleto de nosso mundo em construção.

Atmoth: um mundo em construção

 


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