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Worldbuilding: 11 tópicos para criar seu mundo

O worldbuilding, em português “construção de mundos”, é um processo criativo no qual um autor, escritor, roteirista ou desenvolvedor se dedica a elaborar e desenvolver minuciosamente um universo fictício ou imaginário no qual suas histórias, narrativas ou jogos ocorrerão. O objetivo do worldbuilding é criar um ambiente rico e coeso, repleto de detalhes e elementos consistentes, que ofereçam suporte à trama, personagens e eventos da obra.

Nesse processo, o criador de mundos se debruça sobre diversos aspectos, como geografia, história, cultura, política, magia, tecnologia, flora, fauna e até mesmo sistemas de crenças e religiões. Cada detalhe é pensado para dar vida ao cenário, tornando-o crível e envolvente para o público, permitindo que eles se sintam imersos no mundo criado.

O worldbuilding é uma prática comum em diversos gêneros literários, como fantasia, ficção científica e distopia, mas também é aplicado em outros meios, como jogos de RPG, cinema e televisão. É um processo desafiador e gratificante, pois permite ao criador exercitar sua imaginação e criar universos únicos e cativantes, proporcionando aos leitores, jogadores ou espectadores uma experiência enriquecedora e memorável.

Exemplos de Worldbuilding

Existem inúmeros exemplos de mundos criados através do processo de worldbuilding em várias formas de mídia, como literatura, cinema, televisão e jogos. Abaixo estão alguns exemplos notáveis:

  • Terra-média (Middle-earth) – J.R.R. Tolkien: Um dos exemplos mais icônicos de worldbuilding na literatura. Tolkien criou um mundo complexo e detalhado para suas obras, como “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, incluindo mapas, línguas fictícias, raças, culturas e uma história rica que remonta a milhares de anos.
  • Westeros – George R.R. Martin: A série “As Crônicas de Gelo e Fogo” de Martin, que inspirou a série de TV “Game of Thrones”, apresenta um mundo medieval intrincado, com reinos, casas nobres, religiões e intrigas políticas.
  • Star Wars: A franquia de filmes de ficção científica criada por George Lucas apresenta um vasto universo com inúmeros planetas, raças alienígenas, sistemas de governo e a Força, uma energia mística que permeia tudo.
  • Harry Potter – J.K. Rowling: O mundo de Harry Potter é um ambiente mágico que coexiste com o mundo real. Rowling criou uma sociedade mágica complexa, com escolas de magia, criaturas mágicas e um sistema de governo secreto.
  • Avatar – James Cameron: O filme “Avatar” apresenta o planeta Pandora, um mundo alienígena exuberante e diverso, com florestas luminosas, animais fantásticos e a conexão entre os seres humanos e seus corpos avatares.
  • Warcraft: O universo de Warcraft, originado dos jogos de estratégia e RPG da Blizzard Entertainment, é um mundo de fantasia com diferentes reinos, raças, deuses, magia e conflitos épicos.
  • Duna (Dune) – Frank Herbert: A série de livros “Duna” de Frank Herbert ocorre em um futuro distante, com um sistema estelar complexo, políticas interplanetárias e intrigas em um mundo desértico hostil.
  • The Elder Scrolls: A série de jogos de RPG “The Elder Scrolls” apresenta o mundo de Tamriel, um continente rico em história, mitologia, raças e culturas diversas.

World Building na Terra-Média

1. Objetivo e propósito

O objetivo e propósito do mundo novo são fundamentais, pois fornecem a direção e o significado para a sua criação. Com um propósito claro, você pode focar seus esforços na construção de elementos que enriqueçam a experiência dos leitores, jogadores ou espectadores.

Pontos de atenção:

  • Definição do Gênero: Determine o gênero do seu mundo (fantasia, ficção científica, terror, steampunk, etc.), pois isso influenciará todas as outras decisões de design.
  • Público-Alvo: Considere o público-alvo para quem o mundo está sendo criado, pois isso moldará o tom, o estilo e a complexidade do mundo.
  • Contexto Histórico: Estabeleça um contexto histórico para o mundo, fornecendo detalhes sobre eventos passados e como eles moldaram a situação atual.
  • Propósito Narrativo: Defina o propósito narrativo do mundo, como se será o cenário de uma grande batalha, uma busca épica ou uma exploração científica.
  • Relevância Temática: Identifique temas ou mensagens que deseja transmitir por meio do seu mundo, criando uma conexão emocional com os usuários.

Exemplo: Em um mundo de fantasia, o objetivo pode ser contar uma história de aventura épica que explore temas de coragem, amizade e superação de desafios. Um propósito narrativo interessante seria acompanhar um grupo de heróis enquanto eles enfrentam uma jornada para derrotar um terrível dragão e restaurar a paz no reino. Aliás… isso nos lembra de algum lugar?

2. Tipo de mundo

O tipo de mundo se refere à natureza do seu cenário, seja uma realidade alternativa da Terra ou um planeta completamente imaginário com suas próprias regras e leis. O tipo de mundo definirá os limites da realidade, ou, melhor dizendo a “realidade do mundo”.

Pontos de atenção:

  • Base da Realidade: Decida se o mundo será uma variação da Terra ou um planeta completamente inventado, pois isso afetará a familiaridade dos usuários com o ambiente.
  • Limitações Mágicas/Tecnológicas: Estabeleça as limitações mágicas ou tecnológicas do mundo, definindo o quão avançado é em relação à nossa realidade.
  • Conexão com a Terra: Caso o mundo seja uma realidade alternativa da Terra, especifique as diferenças históricas ou geográficas que o distinguem do nosso mundo.
  • Ambiente Espacial: Se for um planeta completamente novo, considere o ambiente espacial em que ele se encontra e como isso influencia o clima e a vida no mundo.
  • Regras da Realidade: Defina as regras da física e da natureza no mundo, mantendo a coerência para uma experiência mais imersiva.

Exemplo: Em um mundo de ficção científica, a Terra pode ter sofrido uma catástrofe que a tornou inabitável, levando a humanidade a colonizar outros planetas com tecnologias avançadas de viagens espaciais e comunicação interplanetária.

3. Tamanho e forma

O tamanho e a forma do mundo afetam a escala das viagens e explorações, bem como a variedade de paisagens e ambientes disponíveis. Outro aspecto importante estabelecido pelo tamanho e forma do mundo é a lógica de sua geografia, clima e acidentes geográficos de forma geral.

Pontos de atenção:

  • Escopo da Jornada: Determine o tamanho do mundo em relação à sua história, considerando a distância que os personagens precisarão percorrer durante sua jornada. Caso você esteja construindo um mundo para ambientações diversas, considere vários tipos de jornadas, desde a de um grupo de aventureiros até mesmo a de um povo em busca de um novo começo.
  • Mapa-múndi: Esboce um mapa-múndi, mostrando os continentes e oceanos, e decida a quantidade de detalhes necessários para a narrativa.
  • Elementos Geográficos: Considere quais elementos geográficos importantes deseja incluir, como grandes montanhas, rios caudalosos ou vastas florestas.
  • Possibilidade de Exploração: Pense em como a variedade de paisagens pode estimular a exploração do mundo, criando oportunidades para descobertas e aventuras emocionantes.
  • Equilíbrio e Consistência: Mantenha um equilíbrio entre os diferentes ambientes e regiões, garantindo que eles façam sentido dentro do contexto geral do mundo.

Exemplo: Um mundo de fantasia pode ser composto por três grandes continentes, cada um com suas próprias características únicas, como um continente coberto de florestas místicas e criaturas mágicas, outro dominado por extensos desertos e civilizações nômades, e um terceiro com terras férteis e reinos prósperos. Ou, um mundo de um imenso continente único que reúne múltiplos cenários.

4. Geografia em worldbuilding

A geografia geral define a disposição dos elementos naturais no mundo, como montanhas, rios, oceanos e florestas. Lembre-se que todo acidente geográfico tem, no fundo, uma razão de ser e, por isso, evite incluir elementos que não se sustentem sozinhos.

Pontos de atenção:

  • Tectônica de Placas: Desenvolva a tectônica de placas do mundo para explicar a formação de montanhas, vulcões e terremotos.
  • Climas Diversificados: Considere como a geografia influencia a diversidade de climas e biomas em diferentes regiões do mundo.
  • Regiões Inóspitas: Identifique áreas inóspitas e perigosas, como desertos escaldantes, florestas sombrias e montanhas intransponíveis.
  • Pontos de Referência: Coloque pontos de referência significativos, como cidades importantes, templos ancestrais, ruínas antigas ou locais sagrados.
  • Exploração e Aventura: Garanta que a geografia ofereça oportunidades para exploração e aventura, incentivando a curiosidade e a descoberta.

Exemplo: O mundo possui uma grande cadeia de montanhas chamada “Espinha de Dragão”, que divide o continente em duas regiões distintas, criando um deserto implacável em um lado e uma floresta tropical exuberante no outro.

5. Clima e correntes oceânicas

O clima e as correntes oceânicas são cruciais para a criação de um mundo realista e coeso, afetando a vida das criaturas e as interações entre as regiões. O clima afeta, por exemplo, a sazonalidade de plantações, a disposição de peixes e caça, a acessibilidade a ambientes e regiões e uma série de outros fatores.

Pontos de atenção:

  • Padrões Climáticos: Estabeleça zonas climáticas, como equatorial, tropical, temperada e polar, e defina como elas se manifestam no mundo.
  • Mares e Oceanos: Desenvolva as correntes oceânicas, que influenciam o clima das regiões costeiras e o comércio marítimo.
  • Efeitos Mágicos: Caso haja magia no mundo, pense em como ela pode afetar o clima, criando regiões com chuvas eternas, invernos congelantes ou verões abrasadores.
  • Catástrofes Naturais: Considere a ocorrência de catástrofes naturais, como tempestades, furacões, terremotos ou tsunamis, e como elas moldam o ambiente.
  • Impacto nas Culturas: Explore como o clima e as correntes oceânicas afetam as atividades cotidianas e a cultura das comunidades que vivem em diferentes regiões.

Exemplo: Em um mundo de clima imprevisível e dominado por correntes oceânicas intensas, as rotas comerciais e as relações políticas entre reinos costeiros são grandemente influenciadas pela sazonalidade das tempestades marinhas.

6. Biomas e ecossistemas

Os biomas e ecossistemas são as diferentes paisagens e sistemas naturais encontrados no mundo, cada um com sua própria fauna, flora e características distintas. Mesmo os biomas considerados ‘mágicos’ possuem algum tipo de padrão que os torna biomas de fato.

Pontos de atenção:

  • Diversidade Biológica: Crie uma variedade de biomas, como florestas, savanas, desertos, pântanos, tundras, etc., para enriquecer o mundo.
  • Interconexões: Explore como os diferentes biomas se conectam e influenciam uns aos outros, formando um ecossistema global coeso.
  • Criaturas Únicas: Introduza criaturas e seres mágicos específicos de cada bioma, adaptados às suas condições e que desempenham papéis importantes na história.
  • Recursos Naturais: Defina os recursos naturais que cada bioma oferece, impactando a economia e o desenvolvimento das sociedades.
  • Mistérios e Descobertas: Inclua lugares ocultos ou desconhecidos, incentivando os personagens a explorarem e desvendarem os segredos dos biomas.

Exemplo: Em uma região de floresta tropical, existem criaturas mágicas como fadas e espíritos da natureza que protegem a vida selvagem local, enquanto um deserto é habitado por seres elementais de fogo, adaptados às altas temperaturas.

7. Hidrografia

A hidrografia engloba os corpos d’água presentes no mundo, como rios, lagos, mares e oceanos, desempenhando um papel crucial na geografia e cultura das regiões. Sendo a água um elemento crucial para a vida, é à beira de rios e lagos que povos inteiros encontram terras férteis e abastecimento hídrico para se desenvolverem.

Pontos de atenção:

  • Sistemas Fluviais: Crie redes de rios que interligam diferentes biomas e que podem servir como vias de transporte ou fonte de conflitos.
  • Massas de Água: Desenvolva lagos e mares de grande importância, como locais sagrados, rotas de comércio ou habitats de criaturas únicas.
  • Recursos Aquáticos: Considere como a pesca e a exploração de recursos marinhos podem afetar as comunidades costeiras.
  • Barreiras Naturais: Identifique possíveis barreiras naturais, como mares intransponíveis ou rios caudalosos, que afetam as relações entre diferentes reinos.
  • Navios e Navegação: Se a exploração marítima for importante na história, descreva os tipos de embarcações e tecnologias navais utilizadas.

Exemplo: O Rio das Lamentações é um curso d’água que separa dois reinos rivais, representando uma barreira natural que influencia a política e os conflitos entre eles.

Worldbuilding: 11 tópicos para criar seu mundo

8. Cultura e sociedade

A cultura e sociedade são aspectos fundamentais do mundo, moldados pelas características geográficas, história e interações entre os grupos sociais. A presença de civilizações depende não apenas das condições naturais do ambiente, mas também da forma como estas civilizações se organizam. Um povo em guerra pode se dividir e ser forçado a ocupar novas regiões e assim moldarem novos ambientes a partir de sua interação com a natureza. Por exemplo, o represamento de um rio pode gerar danos imensos a toda uma estrutura natural e as cadeias alimentareis que deste ambiente dependerem.

Pontos de atenção:

  • Diversidade Cultural: Crie diferentes culturas, cada uma com suas tradições, crenças, idiomas e costumes únicos.
  • Economia e Recursos: Desenvolva a economia do mundo, com base nos recursos naturais disponíveis em cada região.
  • Relações Internacionais: Explore as interações entre reinos, nações ou grupos, que podem variar de alianças e comércio a conflitos e guerras.
  • Sistemas Políticos: Defina os sistemas políticos presentes no mundo, como monarquias, repúblicas ou conselhos de anciãos.
  • Tecnologia e Magia: Considere como a tecnologia e a magia afetam a vida diária e o desenvolvimento das sociedades.

Exemplo: Um mundo de steampunk pode possuir uma cultura dominada pela inovação tecnológica, com grandes cidades movidas a engrenagens e aço, enquanto em uma região de magia proibida, as sociedades se baseiam em rituais místicos e antigas tradições.

Worldbuilding: 11 tópicos para criar seu mundo

9. Mapas e cartografia

Os mapas e cartografia são ferramentas importantes para visualizar e comunicar a geografia e a história do mundo aos leitores ou jogadores. Os mapas serão, praticamente, a forma visual do seu mundo. Considere apresentá-los de formas variadas.

Pontos de atenção:

  • Mapas Regionais: Crie mapas detalhados de regiões específicas do mundo, destacando suas peculiaridades e pontos de interesse.
  • Mapa-múndi: Desenhe um mapa-múndi, mostrando a disposição geral dos continentes, oceanos e características geográficas principais.
  • Legendas e Símbolos: Utilize legendas e símbolos claros nos mapas para indicar elementos importantes, como cidades, fortalezas, relevos e rotas comerciais.
  • Atualização Contínua: Mantenha os mapas atualizados à medida que a história progride, incluindo novos lugares visitados pelos personagens.
  • Versatilidade: Crie mapas em diferentes escalas e estilos, adequando-os às necessidades da história ou do jogo.

Exemplo: Um mapa detalhado da capital real pode mostrar a disposição das principais construções, como o castelo, a praça do mercado e a biblioteca real, enquanto um mapa-múndi apresenta a localização das grandes cidades e marcos geográficos do mundo inteiro.

10. Consistência e realismo

A consistência e o realismo são fundamentais para manter a credibilidade do mundo e torná-lo mais imersivo para os leitores ou jogadores. É reconfortante para um público leitor ou até mesmo jogadores de RPG e outros jogos, entenderem os limites do mundo em que se envolvem. Isso além de propiciar mais imersão, garante um pleno entendimento do que é possível fazer (e até mesmo pensar) sobre cada lugar.

Pontos de atenção:

  • Evite Contradições: Verifique se todas as informações e características do mundo são coesas e não contraditórias entre si.
  • Pesquisa: Faça pesquisas sobre elementos do mundo que se baseiem em conceitos do mundo real, como ecologia, clima, astronomia, etc.
  • Causa e Efeito: Considere as implicações das decisões de design e como elas afetam outras partes do mundo.
  • Personagens Consistentes: Certifique-se de que as ações e motivações dos personagens sejam coerentes com o ambiente em que vivem.
  • Feedback: Peça feedback de outras pessoas para identificar falhas ou inconsistências que você pode ter deixado passar.

Exemplo: Se uma cidade for localizada em uma área desértica, é importante que seus habitantes tenham desenvolvido técnicas de coleta e armazenamento de água para sobreviverem em um ambiente tão inóspito.

11. Revisão em worldbuilding

A revisão e iteração são etapas cruciais na criação do mundo, permitindo aprimorar detalhes e ajustar elementos à medida que a história avança. A construção de um mundo inteiro é um trabalho hercúleo, que envolve um grande rol de conhecimentos, além de ideias originais diversas.

Pontos de atenção:

  • Feedback dos Leitores/Jogadores: Peça feedback a leitores ou jogadores beta para obter perspectivas externas e ideias para melhorias.
  • Identifique Lacunas: Procure possíveis lacunas na história ou no mundo que precisem ser preenchidas para maior consistência.
  • Evolução Natural: Permita que o mundo evolua naturalmente à medida que a história avança, adaptando-se a novas situações e desenvolvimentos.
  • Aprimoramentos Contínuos: Não tenha medo de aprimorar ou redefinir aspectos do mundo para garantir que ele atenda às necessidades da narrativa ou do jogo.

Exemplo: Durante a revisão, pode-se perceber que uma determinada raça de seres mágicos, inicialmente considerada vilã, pode ser retratada com maior complexidade, tornando-se aliada ou apresentando motivos mais profundos para suas ações.

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